Uma Nova Religião

Uma Nova Religião

Imagine uma tábula rasa para a religião. Sem profetas barbudos, sem textos sagrados, sem lavagem cerebral, voltar centenas e milhares de anos, sem mandamentos, sem santos, anjos, sem rituais e sem sacramentos, sem lugares de culto, sem padres e pastores, não de práticas tradicionais e observâncias, sem dias santos, sem papas, não há regras quanto a dieta, roupas ou aparência, não há proibições, não há sermões.

Como você iria saber como criar uma religião a partir do zero?

Deve ser uma religião que faz o seguinte:

a) Acorda a humanidade e traz um renascimento espiritual.
b) Libera a humanidade da cultura materialista de consumo, zumbi dos shopping centers.
c) Os requerimentos para os teístas, deístas, gnósticos, agnósticos e ateus.
d) Promove mistério, sigilo e admiração, e fornece uma experiência transformadora para o seu início.

E até você pode construí-la. Criar, na prancheta de desenho, através de crowdsourcing, a religião perfeita, sem nenhuma bagagem histórica, e depois trazê-la viva. Você pode fazer isso?

Essa nova religião será chamada Iluminismo (ao invés de Iluminação). O objetivo é que ela seja tão inspiradora que irá expedir todas as outras religiões ao esquecimento, e permitirá até que os agnósticos e ateus possam participar. Para todos os seus triunfos, a ciência, as bases do ateísmo, é cheio de buracos e contradições (é incrível como muitas falhas críticas na ciência são ignoradas como se não existissem), e acima de tudo, a ciência não pode responder a pergunta mais básica de todas: qual é o sentido da vida? Esta não é uma questão científica, é uma filosofia, e os ateus são tão interessados nele, tanto quanto todos os outros.

Então, você pode colaborar com outros para produzir uma religião que irá inspirar o mundo e salvar a todos nós dos horrores das religiões atuais dominantes (Não é horrível saber, que após o fim da missa e ao fechar as portas da igreja, os "Padres" vão contar quanto ganharam com a ignorância do povo)?

Deve ser uma religião que não custa nada, não necessita de padres, rabinos ou imãs, igrejas, mesquitas, sinagogas, templos, sem batizados, nenhum "santo" dia, uma religião que não tem necessidade de "santos" que intercede em nosso favor , nem de "sacramentos", que "graça" derramar sobre nós, nem os textos antigos que devemos tomar, literalmente, nem profetas ferozes mandando-nos o que fazer. Ninguém e nenhuma organização está entre você e Deus. Deus está dentro de você.

As qualidades atribuídas a Jesus Cristo são aquelas possuídas por cada pessoa. Como com Cristo, Deus e o homem estão unidos em todos e cada um de nós, duas naturezas existentes dentro de cada pessoa. Os cristãos estão dispostos a acreditar em Cristo, mas não como homens e mulheres comuns. Gnósticos aceitam como a verdade de todos. Esta visão radicalmente oposta faz toda a diferença no mundo.

Cristianismo ou o gnosticismo? - Deus encarnado em uma pessoa (Cristo), ou a centelha divina encarnada em todos? Que oferece a visão mais gloriosa e de esperança para a humanidade?  Não há dúvida possível. O cristianismo desenvolveu-se um pouco diferente (ele teve muitas oportunidades de se tornar irreconhecível a partir da maneira como ele saiu), ele poderia ter sido o cristianismo gnóstico, com Cristo como um homem comum ... um exemplo brilhante para todos os gnósticos, um modelo para toda as pessoas se espelharem, a mistura perfeita da humanidade e da centelha divina. (Alguns gnósticos consideram Cristo como um mensageiro divino enviado pelo verdadeiro Deus para que nos ilumine. Ele tinha um corpo fantasma, segundo eles, ao invés de um real, porque nenhum ser do reino da luz nunca iria entrar completamente no mundo material satânico. Outros gnósticos  o consideravam como, tendo em uma realidade física para que ele pudesse atuar como o perfeito exemplo para todos de como escapar do inferno de Satanás, do materialismo de sua vida, segundo eles, era sobre um homem comum - carpinteiro - indo em uma viagem incrível para lançar sua centelha divina e tornar-se um só com Deus. Ele foi tão bem sucedida que bilhões o adoraram como se ele fosse um ser único, em vez de um exemplar a quem ninguém pode imitar.)

Nada é mais importante do que a idéia de que Deus (ou um "eu superior" para aplacar os ateus) reside dentro de você, porque isso garante que ninguém é alienado de Deus (ele não é mais separado, alheio e distante de nós) e dá vida de cada pessoa que tem um valor infinito. Ele garante que todos tenham grande auto-estima e auto-confiança. Os Reis da Antiguidade eram venerados como Deuses e, portanto, tinham o absoluto direito de dominar todos os outros. Iluminismo deve ensinar que somos todos divinos e ninguém tem o direito de dominar ninguém.

Iluminismo deve promover as mais altas aspirações da humanidade, a sensação de bem-estar e contentamento, a sensação de que todos são preciosos e devem ser tratados como tal.

Iluminismo deve abolir igrejas e edifícios formais de adoração. Religião deve retornar à natureza, ao ar livre: a bosques e florestas, rios e lagos, montanhas e campos, cavernas e grutas. Ele deve conter mistério e magia para despertar a imaginação humana. Não deve haver hierarquia de poder.

Êxtase significa estar fora de si mesmo. Entusiasmo significa ser possuído ou inspirado por Deus. Inspiração significa respirar a essência divina. Estas palavras são todas relacionadas com a busca da centelha divina e alcançar o seu eu superior. Iluminismo deve ser cheio de experiências de êxtase, entusiasmo e inspiração.

Uma piada de longa duração em Os Simpsons é o tédio incrível de serviços do Reverendo Lovejoy's. Os Simpsons, como a maioria dos cristãos e a religião conta como uma tarefa que precisa ser suportada todos os domingos. Não há nada edificantes sobre ele, nada transcendente. Religião é suposto de ser o núcleo do mistério da vida, e ainda para a maioria das pessoas é algo que fazem para dormir. religião moderna é um tédio ou o fanatismo leva a psicopatia de bombistas suicidas. A maioria das pessoas atualmente estão dormentes, "confortavelmente" dormentes. Não é hora de sair do seu torpor, de sentir a alegria que a verdadeira religião traz? O mundo está clamando por uma nova religião.

Você pode criar símbolos e graus de iniciação para o Iluminismo? Você pode criar uma estrutura para uma religião subterrânea? Você pode criar cerimônias secretas e místicas? Você pode criar uma religião que permite que as pessoas se sentem como deuses?

Talvez você possa encontrar inspiração dos seguintes textos:

A Tábua de Esmeralda
O Caibalion
O Corpus Hermeticum
Os Manifestos Rosacruz
1. Fama Fraternitatis
2. Confessio Fraternitatis
3. Casamento Alquímico
O Santo Graal:
1. Perceval, A História do Graal de Chrétien de Troyes
2. José de Arimithea, ou o Romance da História do Graal de Robert de
Boro
3. Parzival de Wolfram von Eschenbach
A Divina Comédia de Dante
Paradise Lost por John Milton
Fausto, de Goethe

Ou dos filmes espirituais seguintes:

Stalker (Andrei Tarkovsky)
(A busca por um Graal moderno.)

Solaris (Andrei Tarkovsky)
(Um encontro com os sonhos reificado e o conteúdo profundo do inconsciente.)

Excalibur (John Boorman)
(A busca do Graal original.)
Apocalypse Now (Francis Ford Coppola)
(Viagem ao coração das trevas de um encontro com seu eu superior, apenas para descobrir que se tornou corrupto. Você deve "matar" o seu eu superior, permitindo que ele renasça em um estado de purificação.)

Groundhog Day (Harold Ramis)
(Um homem encontra seu eu superior através do eterno retorno e reencarnação).

The Matrix (Irmãos Wachowski)
(Um homem se transformando em seu divino.)

V de Vingança (James McTeigue)
(Um herói mascarado luta contra um regime opressivo e totalitário).

Network (Sidney Lumet)
(O cinismo e a maldade das corporações e da mídia são espetacularmente expostos.


Fonte parceria: The Movement
Tradução: Pax Deum

Um comentário: