Ciência e Espiritualidade

Ciência e Espiritualidade

"Tanto a ciência como a espiritualidade são a busca da verdade. A primeira é a busca das verdades do mundo físico; a outra procura a verdade na natureza da consciência como tal, não há conflito entre eles."

Pela mesma razão, não existe atualmente nenhum encontro entre os dois. O paradigma
cientifico atual não inclui a consciência ou a mente como uma realidade fundamental, mas procura explicar tudo em termos físicos. A ciência ocidental já olhou para as bordas do Universo, voltou no tempo para o começo da criação, e para baixo na estrutura sub-atômica da matéria, e ela não encontrou um lugar, nem precisa, por Deus. Mas isso é porque ainda não tenham incluído o reino interior da mente, em seu âmbito. Quando a ciência explorar a mente, tanto quanto ela explorou o espaço, tempo e matéria, ela irá criar uma nova visão de mundo a que inclui a espiritualidade.

Espiritualidade, por outro lado, é pouco científica em sua abordagem de auto-libertação. As pessoas acreditam em coisas simplesmente porque alguém disse ou escreveu. Mas esta não é a melhor maneira de chegar à verdade. O Buda advertiu há 2.500 anos atrás, quando disse: "Não acredite em nada, porque eu já lhe disse que é assim. Só acredite quando tiver testado por si mesmo." Neste contexto, é possível o crescimento espiritual, e deve, ser muito científico. Nós podemos formar uma hipótese - de que certas práticas de meditação aumentam a consciência, por exemplo - criar uma experiência pessoal na prática da meditação, e ver quais são os resultados. Isto é importante não só para certificar-se de que nós não nos enganemos, mas também para garantir que o nosso progresso espiritual seja o mais rápido possível. O
rápido crescimento espiritual é algo que o mundo hoje precisa muito seriamente. " - Peter Russell


Fonte-parceria: The Movement
Tradução: Pax Deum

Nenhum comentário:

Postar um comentário